Exercícios
Taxas de Variação
Selecione os exercícios por
Dificuldade
Categoria
Outros
Os botões acima permitem selecionar que tipos de exercício você deseja ver na lista.
Para retirar alguma categoria da lista, clique sobre o botão para toná-lo inativo. Para adicioná-la, clique novamente no botão.
A naftalina pode ser utilizada como repelente de insetos, embora possa trazer malefícios à saúde. Este composto tem a capacidade de sublimar, isto é: passa do estado sólido diretamente para o gasoso. Se uma bolinha de naftalina evapora a uma taxa proporcional à área de sua superfície, mostre que o seu raio decresce a uma taxa constante.
O fluxo de um campo magnético através de uma bobina, em função do tempo, é dado por F=B⋅l2sin(ωt) , onde B é a intensidade do campo, l o comprimento da espira e ω a velocidade angular da bobina. Pela "Lei de Faraday'', temos que a tensão v do circuito associado a esse campo é dada por v=−dFdt.
- Escreva a equação do fluxo para B=20, l=2 e ω=4.
- Para a equação obtida no item anterior, determine a expressão de v em função de t.
Uma partícula se move na circunferência x2+y2=a2 de tal modo que a componente x de sua velocidade é dxdt=−y. Encontre dydt e determine se o sentido do movimento é horário ou anti-horário.
Suponha que x(t)=e0,05t e que z(t)=e0,01t. Calcule a taxa de crescimento de y(t) nos seguintes casos:
- y=xy
- y=x/y
Seja x uma função de t, isto é, x=f(t), tal que para t=0, x=1 e para t=1, x=2. Suponha que dxdt>0 para t≥0; d2xdt2<0 para 0<t<1 e d2xdt2>0 para t>1. Como você acha que deve ser o gráfico de f? Por quê?
Em um reservatório cônico (com vértice para baixo), água é evaporada a uma taxa proporcional à área da superfície exposta ao ar. Mostre que a profundidade da água decresce a uma taxa constante que não depende das dimensões do reservatório.
Um vaso em formato hemisférico de raio 7,5cm está sendo enchido de água a uma taxa de 16cm3/s. Quando a profundidade da água está em 2,5cm, com que velocidade o nível da água sobe?
Enche-se um balão esférico a uma taxa de 4,5 decímetros cúbicos por minuto. Calcule a taxa de variação do raio quando este medir 2 decímetros.
Suponha que x(t)=e0,05t e que z(t)=e0,01t. Calcule a taxa de crescimento de y(t) nos seguintes casos:
- y=x
- y=z
Suco de maracujá (um bom calmante natural) é derramado a uma taxa uniforme de 20cm3/s em um copo de vidro em forma de um cone truncado (veja a figura abaixo). Se os raios superior e inferior do copo forem de 4 e 3cm e a altura 12cm, com que rapidez estará subindo o nível de suco quando ele estiver na metade do copo? (Sugestão: estenda o copo para baixo para formar um cone.)
Um recipiente cheio de água com a forma de um cone invertido está sendo esvaziado à razão de 6cm3/min. A altura do cone é 24cm e o raio da base é 12cm. Encontre a velocidade com que baixa o nível da água quando está a 10cm do fundo.
drdt=−125π cm/min
Escreva a taxa de crescimento de y em termos das taxas de crescimento de k, l e m para os seguintes casos. Assuma β como uma dada constante.
- y=kβ
- y=k/m
Escreva a taxa de crescimento de y em termos das taxas de crescimento das variáveis k, l e m para os seguintes casos. Assuma β como uma dada constante.
- y=(klm)β
- y=(kl)β(1/m)1−β
Suponha que x(t)=e0,05t e que z(t)=e0,01t. Calcule a taxa de crescimento de y(t), sabendo que y=xβz1−β, com β=1/2.