Exercícios
Módulo de um número real
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Mostre que x≠y⟹x2+2xy<2x2+2y2.
Note que (x−y)2+y2>0 sempre que x≠y. Daí, x2−2xy+y2+y2>0, que é equivalente a 2x2+2y2−x2−2xy>0, que, por sua vez, é equivalente a x^{2}+2xy<2x^{2}+2y^{2}$.
Resolva a equação |2x+1|=3.
Se 2x+1≥0: |2x+1|=2x+1, logo 2x+1=3⇒x=1.
Se 2x+1<0: |2x+1|=−(2x+1), logo −2x−1=3⇒x=−2.
Portanto x=1 ou x=−2.
Para cada uma das afirmações abaixo, demonstre-a, se verdadeira, ou dê um contra-exemplo, se for falsa.
x<y⟺1/y<1/x.
√x2=x,∀x∈R.
Prove que |x+y|=|x|+|y|⇔xy≥0.
Dadas a e b constantes reais não nulas, esboce um gráfico da família de funções f(x)=min{|x−a|,|x−b|}.
Mostre que |x−y|<1/2,|x+2|<1/3⟹|y+2|<5/6.
Enuncie e prove a desigualdade triangular envolvendo números reais.
Determine o conjunto solução da equação |x|2−5|x|+6=0.
Esboce o gráfico da função f(x)=|(x−1)2−3|.
Mostre que |x|<x2+1,∀x∈R.
Resolva as equações:
- |x−2|2−5|x−2|=−6
- |x−2|−|x−1|=0
Qual o conjunto solução da equação |x−2|−|x−1|+|x+3|=0?
Para cada uma das afirmações abaixo, demonstre-a, se verdadeira, ou dê um contra-exemplo, se for falsa.
|x−y|≤|x|+|y|,∀x,y∈R.
x<y⟹x2<y2.
Nos primórdios da geração comercial de eletricidade, havia uma disputa bastante acirrada entre duas formas de se distribuir energia elétrica: A disputa entre corrente alternada e corrente contínua. A corrente alternada provou-se mais eficiente para transmissão a longas distâncias, principalmente pela facilidade com que é possível elevar os níveis de tensão (e, portanto, para uma mesma potência transmitida, diminuir a corrente e consequentemente os diâmetros dos fios utilizados na transmissão, implicando em significativa economia).
Com o advento da eletrônica, na segunda metade do século XX, a corrente contínua reconquistou um papel fundamental no dia a dia da sociedade contemporânea, dado que circuitos eletrônicos são alimentados com corrente contínua. A conversão de corrente alternada é feita a partir de dispositivos chamados retificadores. Infelizmente, o funcionamento destes dispositivos foge do escopo desta disciplina.
As figuras abaixo representam uma corrente i(t) antes e depois de um circuito:
Responda:
- Dado que a função original seja i0(t)=sin(2π 60 t), qual a relação entre o seu período T0 e o período da corrente retificada i1(t)?
- Quais operações sobre a função i0(t) você realizaria para obter i1(t)?
- Qual o valor médio, em um período, de i0(t)? Qual seria sua estimativa para o valor médio de i1(t)?
Esboce o gráfico da função f(x)=||(x−1)2−3|−1|.
Esboce o gráfico da função f(x)=|x3+3x2+3x−2|.
Para cada uma das afirmações abaixo, demonstre-a, se verdadeira, ou dê um contra-exemplo, se for falsa.
x≠y⟹|x|≠|y|.
|x−y|≥|x|−|y|∀x,y∈R
O volume de água em um tanque varia de acordo com a função V(t)=10−|4−2t|−|2t−6|, onde V é o volume medido em m3 após t horas, contadas a partir de 8 h da manhã.
- Atribua um domínio para V(t), considerando que um volume negativo não tem sentido na realidade.
- Faça o gráfico de V(t) com t no domínio estabelecido no item anterior.
- Para que valores de t o tanque está enchendo?
- Para que valores de t o tanque está esvaziando?
- Em qual horário o volume do tanque é constante?
Obtenha a fórmula da distância entre dois pontos quaisquer no plano cartesiano. Use o teorema de Pitágoras. Veja o livro: Simmons, página 11.
Resolva a inequação |ax−b|<r na variável x, com r>0 e a≠0.
Se ax−b≥0: |ax−b|=ax−b, logo ax−b=r⇒x=b+ra.
Se ax−b<0: |ax−b|=−(ax−b), logo −ax+b=r⇒x=b−ra.
Portanto x=b+ra ou x=b−ra.
Resolva as equações:
- |x−1|2−2|x−1|=−1
- |x−10|−|x+10|=0
Resolva a equação modular ||x−2|−|x−1|+1|=2.
Resolva a equação modular |x−2|−|x−1|=2.
Dados dois números reais distintos a e b, podemos definir uma função f(x) que chamaremos "distância ao conjunto {a,b}" da seguinte forma: f(x) é igual ao menor dos números |x−a| ou |x−b|. Se a=−b=1, construa o gráfico de f(x).
Para quaisquer x,y∈R, mostre que vale |xy|=|x||y|.
Sabendo que x é um número negativo, simplifique a expressão √(x−3)2+√x2+√(4−3x)2.
Mostre que a equação |ax−b|=r, com r≥0 e a≠0, tem como soluções os elementos do conjunto {b+ra,b−ra}.
Temos duas possibilidades: ax−b=r ou ax−b=−r. Da primeira equação obtemos x=b+ra e da segundax=b−ra.
Resolva a equação |3x+82x−3|=4.
Temos duas possibilidades: 3x+82x−3=4 ou 3x+82x−3=−4. Da primeira equação obtemos 3x+8=8x−12, i. e., x=4. Da segunda equação obtemos 3x+8=−8x+12, que fornece x=4/11.
Substitua as interrogações por expressões envolvendo ϵ,x0 e y0 de modo que a afirmação abaixo seja verdadeira. Se y0≠0, |y−y0|<?? e |x−x0|<??, então y≠0 e |xy−x0y0|<ϵ.