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605   

Encontre todos os números reais que satisfazem cada uma das desigualdades abaixo. Dê o intervalo solução e ilustre a solução sobre a reta real.

  1. $(x-1)^{2}<1-x$

  2. $(2x-1)^{15}\leq 0$


182   

Se duas torneiras, de igual vazão, enchem uma piscina em $5$ horas,  quanto tempo três torneiras, de mesma vazão que as primeiras, encherão a piscina?



Como duas torneiras de igual vazão enchem a piscina em $5$ horas,  uma única torneira encheria em $10$ horas. Ora, $3$ torneiras de igual vazão trabalhando juntas reduziriam esse tempo de $10$ horas dividindo-o por $3$. A resposta é $10/3$ horas.


202   

Prove que $\log2+\log3$ é um número irracional.


A teoria necessária para resolver esta questão pode não ser abordada em alguns cursos de Cálculo 1. Sendo, também pertinente, às disciplinas Teoria dos Números e Análise Real I.

Para aprofundar seus conhecimentos, dentro do escopo de Cálculo 1, recomendamos a leitura do Cap. 1 de Guidorizzi, vol. 1 e /ou o Prólogo de Spivak (vide Bibliografia de Cálculo 1).


Dica: Note que $\log2+\log3=\log6$. Suponha que existam inteiros $p$ e $q$ tais que $log6=p/q$, com $p/q$ sendo fração irredutível. Use a definição de logaritmo e o teorema fundamental da aritmética para chegar a um absurdo.


195   

Prove que não existe inteiro entre $0$ e $1$.


A teoria necessária para resolver esta questão pode não ser abordada em alguns cursos de Cálculo 1. Sendo, também pertinente, às disciplinas Teoria dos Números e Análise Real I.

Para aprofundar seus conhecimentos, dentro do escopo de Cálculo 1, recomendamos a leitura do Cap. 1 de Guidorizzi, vol. 1 e /ou o Prólogo de Spivak (vide Bibliografia de Cálculo 1).


Dica: Suponha que exista um número inteiro $n$ tal que $0<n<1$. Então...


611   

Suponha que $x$ e $y$ sejam notas de provas bimestrais. Mostre que a chamada {\it média geométrica} entre $x$ e $y$, dada por $\sqrt{xy}$, poderia, se adotada como critério avaliativo, prejudicar a nota final de alguns alunos, isto é, elaé menor que ou igual à chamada {\it média aritmética} entre $x$ e $y$, que é dada por $\frac{x+y}{2}.$



Elevando ambos os membros da expressão $\sqrt{xy}\leq \dfrac{x+y}{2}$ ao quadrado obtemos $xy\leq \dfrac{x^2+2xy+y^2}{4}$. Simplificando chegamos a $x^2-2xy+y^2=(x-y)^2 \geq0$. Como a última expressão obtida é verdadeira e todas as expressões são equivalentes entre si, segue o resultado. Esse resultado diz que a média geométrica entre dois dois números reais positivos é sempre menor que, ou igual, à média aritmética entre eles. Sendo assim, se o professor adotar como critério de avaliação a média geométrica em vez da aritmética, ele pode prejudicar a nota final dos alunos que tivessem a nota $x$ diferente da $y$, pois quando $x=y$ as duas médias são iguais.


913   

Determine o conjunto de todos os números reais para os quais a expressão $\frac{\sqrt{4-x^2}}{\sqrt[3]{x-1}}$ está definida.



601   

Para cada uma das afirmações abaixo, demonstre-a, se verdadeira, ou dê um contra-exemplo, se for falsa.

  1. $x\neq y\Longrightarrow |x|\neq |y|$.

  2. $|x-y|\geq |x|-|y| \forall x,y\in \mathbb{R}$


905   

Resolva a equação modular $|x-1|-2|x-2| =-3$.



585   

Encontre todos os números reais que satisfazem a cada uma das desigualdades abaixo. Dê o intervalo solução e ilustre a solução sobre a reta real.

  1. $|6+4x|<\left| 2-{\frac{x}{2}}\right| $

  2. $\left| {\frac{5}{3x-2}}\right| \geq \left| {\frac{2}{x-1}}\right| $


888   

Determine o conjunto solução da equação $|x|^2-5|x|+6=0$.



1923   

O volume de água em um tanque varia de acordo com a função $V(t)= 10 - |4-2t| -|2t - 6|$, onde $V$ é o volume medido em $m^3$ após $t$ horas, contadas a partir de $8$ h da manhã. 

  1. Atribua um domínio para $V(t)$, considerando que um volume negativo não tem sentido na realidade. 
  2. Faça o gráfico de $V(t)$ com $t$ no domínio estabelecido no item anterior.
  3. Para que valores de $t$ o tanque está enchendo?
  4. Para que valores de $t$ o tanque está esvaziando?
  5. Em qual horário o volume do tanque é constante?


594   

Prove que $\sqrt{6}$ é irracional.


609   

Sejam $x$ e $y$ dois números reais positivos. Demonstre que $\sqrt{xy}\leq \dfrac{x+y}{2}.$



Elevando ambos os membros da expressão $\sqrt{xy}\leq \dfrac{x+y}{2}$ ao quadrado obtemos $xy\leq \dfrac{x^2+2xy+y^2}{4}$. Simplificando chegamos a $x^2-2xy+y^2=(x-y)^2 \geq0$. Como a última expressão obtida é verdadeira e todas as expressões são equivalentes entre si, segue o resultado. Esse resultado diz que a média geométrica entre dois dois números reais positivos é sempre menor que, ou igual, à média aritmética entre eles.


599   

Para cada uma das afirmações abaixo, demonstre-a, se verdadeira, ou dê um contra-exemplo, se for falsa.

  1. $|x-y|\leq |x|+|y|,\forall x,y\in \mathbb{R}$.

  2. $x<y\Longrightarrow x^{2}<y^{2}$.


198   

Mostre que $Q$ é um conjunto enumerável.


A teoria necessária para resolver esta questão pode não ser abordada em alguns cursos de Cálculo 1. Sendo, também pertinente, às disciplinas Teoria dos Números e Análise Real I.

Para aprofundar seus conhecimentos, dentro do escopo de Cálculo 1, recomendamos a leitura do Cap. 1 de Guidorizzi, vol. 1 e /ou o Prólogo de Spivak (vide Bibliografia de Cálculo 1).


Dica: Pesquise sobre a diagonal de Cantor!


616   

Esboce o gráfico da função abaixo e resolva a inequação:

 $f\left( x\right) =\left\vert 2x^{2}-1\right\vert <1$.


916   

Determine o conjunto solução da equação $|x|^2+|x|-6=0$.


895   

Resolva as equações:

  1. $|x-1|^2-2|x-1| =-1$
  1. $|x-10|-|x+10| =0$



1180   

Para cada uma das afirmações abaixo, demonstre se verdadeiro
ou dê contra-exemplo se for falso.

  1. $|x-y|\leq |x|+|y|,\forall x,y\in \mathbb{R}$.
  2. $x<y\Longrightarrow x^{2}<y^{2}$.
  3. $x<y\Longleftrightarrow 1/y<1/x$.


189   

Determine qual o último número $N$, escrito na sucessão dos números naturais $12345678910111213...N$, sabendo que foram escritos $3849$ algarismos.


901   

Resolva a equação $x^4-13x^2 + 36 = 0$.




Chamando $x^2=y$, transformamos a equação para:
$y^2 -13y + 36=0$. Resolvendo esta equação:
$\Delta = 13^2-4.1.36 = 25.$
$y = \dfrac{13 \pm \sqrt{25}}{2}.$ 
Assim as soluções são: $y = 9$ ou $y = 4$.
Substituindo em $y=x^2$:
$x^2 = 9 \Rightarrow x = \pm 3$.
$x^2 = 4 \Rightarrow x = \pm 2$.
Portanto as soluções são $x=-2$, $x=2$, $x=-3$ e $x=3$.


187   

Prove que $\sqrt{2}+\sqrt{3}$ é irracional.


A teoria necessária para resolver esta questão pode não ser abordada em alguns cursos de Cálculo 1. Sendo, também pertinente, às disciplinas Teoria dos Números e Análise Real I.
Para aprofundar seus conhecimentos, dentro do escopo de Cálculo 1, recomendamos a leitura do Cap. 1 de Guidorizzi, vol. 1 e /ou o Prólogo de Spivak (vide Bibliografia de Cálculo 1).


194   

Dados os números naturais $a, b$, prove que existe um número natural $m$ tal que $m \cdot a > b$.


A teoria necessária para resolver esta questão pode não ser abordada em alguns cursos de Cálculo 1. Sendo, também pertinente, às disciplinas Teoria dos Números e Análise Real I.

Para aprofundar seus conhecimentos, dentro do escopo de Cálculo 1, recomendamos a leitura do Cap. 1 de Guidorizzi, vol. 1 e /ou o Prólogo de Spivak (vide Bibliografia de Cálculo 1).


899   

Esboce o gráfico da função $f(x)=||(x-1)^2-3|-1|$.



173   

Classifique cada uma das afirmações abaixo em verdadeiras ou falsas.

  1. Nem todo primo é ímpar.

  2. Todo inteiro par pode ser escrito na forma $n^2+2, n \in N$. 

  3. A soma de dois inteiros ímpares é sempre um inteiro par.

  4. Todo inteiro ímpar pode ser escrito na forma $2n-9, n \in N$. 

  5. Se $n$ é um inteiro ímpar, então $n^2$ também é ímpar.


  1. V

  2. F

  3. V

  4. V

  5. V


1182   

Demonstre para todos números reais $a,b$ que $\max(a,b)=\frac{1}{2}(a+b)+\frac{1}{2}|b-a|,$ onde $\max(a,b)=a$ se $a\geq b$ e $\max(a,b)=b$ se $a<b$.



906   

Perguntei a idade de minha professora de Matemática. Ela me contou e falou também a idade da filha, mas disse isso de modo enigmático por meio da expressão: "A soma de minha idade com a da minha filha é 44 anos. Dez anos atrás, eu tinha o triplo da idade dela."

  1. "Traduza" a primeira frase da expressão da professora por uma equação, representando por $x$ a idade da professora e por $y$, a idade de sua filha.
  2. Faça o mesmo com a segunda frase.
  3. Resolva o sistema obtido e dê a idade da professora e a de sua filha.




Seja $x$ a idade da professora e $y$ a idade da filha. Temos, portanto

  1. $x+y=44$
  2. $x-10=3(y-10)$, ou, reescrevendo com as incógnitas do lado esquerdo, $x-3y=-20$
  3. Resolver $\begin{pmatrix}  1 & 1 \\ 1 &-3 \end{pmatrix}  \begin{pmatrix}  x\\ y \end{pmatrix}= \begin{pmatrix}  44 \\ -20 \end{pmatrix}$ nos dá $\begin{pmatrix}  x\\ y \end{pmatrix}= \begin{pmatrix}  28 \\ 16 \end{pmatrix}$


1199   

Resolva a equação $\left| {\frac{3x+8}{2x-3}}\right| =4$.


898   

Qual o conjunto solução da equação $|x-2|-|x-1|+|x+3|=0$?



181   

Seja o número inteiro $AB$, no qual $A$ e $B$ são os algarismos das dezenas e das unidades, respectivamente. Invertendo-se a posição dos algarismos $A$ e $B$, obtém-se um número que excede $AB$ em $27$ unidades. Se $A+B$ é um quadrado perfeito, qual o valor de $B$?



Temos que "$BA-AB$"$=10B+A-10A-B=9B-9A$. De acordo com o enunciado essa diferença é igual a $27$. Logo, $B-A=3$. Temos, portanto,  $7$ possibilidades: "$BA$"$=30, 41, 52, 63, 74, 85$ ou $96$. Dentre essas possibilidades, a única em que $A+B$ é um quadrado perfeito é o caso $B=6$, $A=3$.


900   

Sabendo que $x$ é um número negativo, simplifique a expressão $\sqrt{(x-3)^2}+\sqrt{x^2}+\sqrt{(4-3x)^2}$.


1725   

Substitua as interrogações por expressões envolvendo $\epsilon, x_0$ e $y_0$ de modo que a afirmação abaixo seja verdadeira. Se $y_0 \neq 0$, $|y-y_0|<??$ e $|x-x_0|<??$, então $y \neq 0$ e $\left| \dfrac {x}{y}-\dfrac{x_0}{y_0}\right|<\epsilon$.


894   

Resolva as equações:

  1. $|x-2|^2-5|x-2| =-6$
  1. $|x-2|-|x-1| =0$


600   

Para cada uma das afirmações abaixo, demonstre-a, se verdadeira, ou dê um contra-exemplo, se for falsa.

  1. $x<y\Longleftrightarrow 1/y<1/x$.

  2. $\sqrt{x^{2}}=x,\forall x\in \mathbb{R}$.


603   

Encontre todos os números reais que satisfazem cada uma das desigualdades abaixo. Dê o intervalo solução e ilustre a solução sobre a reta real.

  1. $(2-x)(x-1)$

  2. $1-x^{2}<0$


1176   

Mostre que $x^{2}-xy+y^{2}\geq 0$, $\forall x,y\in R$ e que vale a igualdade se e somente se $x=y=0$.



193   

O princípio da Boa Ordenação diz que todo subconjunto não-vazio de $N$ possui elemento mínimo. Demonstre que $N$, com a relação $\leq$, verifica o Princípio da Boa Ordenação.

A teoria necessária para resolver esta questão pode não ser abordada em alguns cursos de Cálculo 1. Sendo, também pertinente, às disciplinas Teoria dos Números e Análise Real I.

Para aprofundar seus conhecimentos, dentro do escopo de Cálculo 1, recomendamos a leitura do Cap. 1 de Guidorizzi, vol. 1 e /ou o Prólogo de Spivak (vide Bibliografia de Cálculo 1).


606   

Encontre todos os números reais que satisfazem cada uma das desigualdades abaixo. Dê o intervalo solução e ilustre a solução sobre a reta real.

  1. $(2-5x)^{20}>0$

  2. ${\frac{x-3}{x-5}}>0$


183   

Existem, para doação a escolas, $2000$ ingressos de um espetáculo e $1575$ de outro. Cada escola deve receber ingressos para somente um dos espetáculos e todas as escolas devem receber a mesma quantidade de ingressos. Distribuindo-se todos os ingressos, qual o número mínimo de escolas que poderão ser contempladas nessa doação?


584   

Encontre todos os números reais que satisfazem a cada uma das  desigualdades abaixo. Dê o intervalo solução e ilustre a solução sobre a reta real.

  1. $|2x-3|<5$

  2. $|4-x|\geq 1$


911   

Sabendo-se que $\frac{x-a}{x^2+1} > \frac{x+a}{x^2}$ para todo $x$ real, determine o intevalo a que pertence o número real $a$.



597   

Mostre que $|x|<x^{2}+1,\forall x\in \mathbb{R}$.


591   

Encontre os valores de $x$ para os quais cada o número $\sqrt[4]{{\frac{x^{2}-x-2}{x^{2}-4x-3}}}$ é real.


1183   

Prove que para todo $x>0$ vale $x+\frac{1}{x}\geq 2$. Para quais números $x>0$ vale a igualdade?


884   

Para quaisquer $x,y\in \mathbb{R},$ mostre que vale $|xy|=|x||y|.$



186   

Prove que $\sqrt{p}$, onde $p$ é primo, é um número irracional.

A teoria necessária para resolver esta questão pode não ser abordada em alguns cursos de Cálculo 1. Sendo, também pertinente, às disciplinas Teoria dos Números e Análise Real I.
Para aprofundar seus conhecimentos, dentro do escopo de Cálculo 1, recomendamos a leitura do Cap. 1 de Guidorizzi, vol. 1 e /ou o Prólogo de Spivak (vide Bibliografia de Cálculo 1).


581   

Encontre todos os números reais que satisfazem a cada uma das desigualdades abaixo. Dê o intervalo solução e ilustre a solução sobre a reta real.

  1. $|x+5|\geq \sqrt{2}$

  2. $|x-1|\leq |x+1|$


1179   

Mostre que:

  1. $|x-y|<1/2, |x+2|<1/3 \Longrightarrow |y+2|<5/6$
  2. $\sqrt{xy}\leq {\frac{x+y}{2}}$, $\forall x,y\geq 0$.



912   

Resolva a inequação $\frac{x^2+2x-1}{x^2-1} \geq \frac{1}{x+1}$.


910   

Quais os valores de $x$ que satisfazem a inequação $\frac{x-3}{x-2}\leq x-1$?



904   

Resolva a equação $|x + 1| = 3$.



Temos dois casos: $x+1=3$ ou $x+1=-3$. Resolvendo cada uma dessas equações de primeiro grau obtemos $x=2$ e $x=-4$.


1724   

Obtenha a fórmula da distância entre dois pontos quaisquer no plano cartesiano. Use o teorema de Pitágoras. Veja o livro: Simmons, página $11$.


891   

Resolva a equação modular $|x-2|-|x-1| =2$.



598   

Mostre que $|x-y|<1/2,|x+2|<1/3\Longrightarrow |y+2|<5/6$.


1465   

Uma empresa de motores solicitou a fabricação de cilindros com área de seção transversal $A=9cm^2$ (Ou seja, com diâmetro $D=3,385cm^2$). Entretanto, o funcionário que respondeu à solicitação perguntou qual era a margem de erro permitida no diâmetro do cilindro.
Dado que para o correto funcionamento dos motores o cilindro deve ter uma área $A$ tal que $|A-9|<0,01 cm^2$, e que a área da seção transversal do cilindro é dada por $A=\pi \left(\frac{D}{2}\right)^2$, em qual intervalo deve estar o valor do diâmetro do cilindro para atender tal especificação?


176   

O produto das idades de três amigos adolescentes (entre $12$ e $19$ anos) corresponde a $4080$ anos. Qual a soma das três idades, em anos?



Decompondo o número $4080$ em fatores primos encontramos $4080=2^4 \cdot 15 \cdot 17=15 \cdot 16 \cdot 17$. Analisando essa decomposição, obtemos automaticamente que a única possibilidade que atende as exigências do enunciado é que as idades sejam $15,16$ e $17$ anos. A soma dessas idades é $15+16+17=48$ anos.


610   

Mostre que $\sqrt{xy}\leq {\frac{x+y}{2}}$$\forall x,y\geq 0$.



Elevando ambos os membros da expressão $\sqrt{xy}\leq \dfrac{x+y}{2}$ ao quadrado obtemos $xy\leq \dfrac{x^2+2xy+y^2}{4}$. Simplificando chegamos a $x^2-2xy+y^2=(x-y)^2 \geq0$. Como a última expressão obtida é verdadeira e todas as expressões são equivalentes entre si, segue o resultado. Esse resultado diz que a média geométrica entre dois dois números reais positivos é sempre menor que, ou igual, à média aritmética entre eles.


200   

Prove que $\log2$ é um número irracional.

A teoria necessária para resolver esta questão pode não ser abordada em alguns cursos de Cálculo 1. Sendo, também pertinente, às disciplinas Teoria dos Números e Análise Real I.

Para aprofundar seus conhecimentos, dentro do escopo de Cálculo 1, recomendamos a leitura do Cap. 1 de Guidorizzi, vol. 1 e /ou o Prólogo de Spivak (vide Bibliografia de Cálculo 1).


Dica: Suponha que existam inteiros $p$ e $q$ tais que $log2=p/q$, com $p/q$ sendo fração irredutível. Use a definição de logaritmo e o teorema fundamental da aritmética para chegar a um absurdo.


201   

Prove que $\log3$ é um número irracional.

A teoria necessária para resolver esta questão pode não ser abordada em alguns cursos de Cálculo 1. Sendo, também pertinente, às disciplinas Teoria dos Números e Análise Real I.

Para aprofundar seus conhecimentos, dentro do escopo de Cálculo 1, recomendamos a leitura do Cap. 1 de Guidorizzi, vol. 1 e /ou o Prólogo de Spivak (vide Bibliografia de Cálculo 1).


Dica: Suponha que existam inteiros $p$ e $q$ tais que $log3=p/q$, com $p/q$ sendo fração irredutível. Use a definição de logaritmo e o teorema fundamental da aritmética para chegar a um absurdo.


179   

Considere os números inteiros ``$abc$'' e ``$bac$'', em que $a$, $b$ e $c$ são algarismos distintos e diferentes de zero e $a>b$. A diferença $abc-bac$ é sempre um múltiplo de determinado número. Que número é esse?



Note que "$abc$"$=100a+10b+c$ e que "$bac$"$=100b+10a+c$. Assim, "$abc$"-"$bac$"$=90a-90b=90(a-b)$, que é um número sempre múltiplo de $90$ e de todos os divisores de $90$.


184   

Prove que $\sqrt{2}$ é irracional.

A teoria necessária para resolver esta questão pode não ser abordada em alguns cursos de Cálculo 1. Sendo, também pertinente, às disciplinas Teoria dos Números e Análise Real I.
Para aprofundar seus conhecimentos, dentro do escopo de Cálculo 1, recomendamos a leitura do Cap. 1 de Guidorizzi, vol. 1 e /ou o Prólogo de Spivak (vide Bibliografia de Cálculo 1).


902   

Resolva a equação $\displaystyle \frac{x}{1-x} + \frac{x-2}{x}-1 = 0$.



607   

Encontre todos os números reais que satisfazem cada uma das desigualdades abaixo. Dê o intervalo solução e ilustre a solução sobre a reta real.

  1. ${\frac{3}{x}}+{\frac{x-3}{x-1}}<{\frac{2}{x-1}}$

  2. ${\frac{1}{x}}+{\frac{3}{2x}}\geq 5$


586   

Encontre todos os números reais que satisfazem a cada uma das desigualdades abaixo. Dê o intervalo solução e ilustre a solução sobre a reta real.

  1. $7+|x|<{\frac{1}{x+2}}$

  2. $\left| {\frac{2x-3}{x+1}}\right| \leq {\frac{1}{2}}$


196   

Prove que todo conjunto não-vazio de inteiros limitado superiormente contém um elemento máximo.

A teoria necessária para resolver esta questão pode não ser abordada em alguns cursos de Cálculo 1. Sendo, também pertinente, às disciplinas Teoria dos Números e Análise Real I.

Para aprofundar seus conhecimentos, dentro do escopo de Cálculo 1, recomendamos a leitura do Cap. 1 de Guidorizzi, vol. 1 e /ou o Prólogo de Spivak (vide Bibliografia de Cálculo 1).


191   

Classifique as afirmações em verdadeiras ou falsas.

  1. Um número racional qualquer tem sempre um numero finito de ordens (casas) decimais.

  2. Um número racional qualquer tem sempre um numero infinito de ordens (casas) decimais.

  3. Um número racional qualquer não pode expressar-se em forma decimal exata.

  4. Um número racional qualquer nunca se expressa em forma de uma decimal inexata. 


  1. F

  2. F

  3. F

  4. F


1181   

Para cada uma das afirmações abaixo, demonstre se verdadeiro
ou dê contra-exemplo se for falso.

  1. $\sqrt{x^{2}}=x,\forall x \in \mathbb{R}$.
  2. $x\neq y\Longrightarrow |x|\neq |y|$.
  3. $|x-y|\geq |x|-|y| \forall x,y\in \mathbb{R}$.


197   

Sejam $a, b$ racionais positivos. Prove que $\sqrt{a}+\sqrt{b}$ é racional se, e somente se, $\sqrt{a}$ e $\sqrt{b}$ forem ambos racionais. (Sugestão: multiplique por $\sqrt{a}-\sqrt{b}$).

A teoria necessária para resolver esta questão pode não ser abordada em alguns cursos de Cálculo 1. Sendo, também pertinente, às disciplinas Teoria dos Números e Análise Real I.

Para aprofundar seus conhecimentos, dentro do escopo de Cálculo 1, recomendamos a leitura do Cap. 1 de Guidorizzi, vol. 1 e /ou o Prólogo de Spivak (vide Bibliografia de Cálculo 1).


887   

Resolva a inequação $|ax-b|<r$ na variável x, com $r>0$ e $a\neq 0$.




Se $ax-b\geq0$: $|ax-b| = ax-b$, logo $ax-b=r \Rightarrow x = \dfrac{b+r}{a}$.
Se $ax-b<0$: $|ax-b| = -(ax-b)$, logo $-ax+b=r \Rightarrow x = \dfrac{b-r}{a}$.
Portanto $x=\dfrac{b+r}{a}$ ou $x=\dfrac{b-r}{a}$.


886   

Resolva a equação $|2x+1|=3$.




Se $2x+1\geq0$: $|2x+1| = 2x+1$, logo $2x+1=3 \Rightarrow x = 1$.
Se $2x+1<0$: $|2x+1| = -(2x+1)$, logo $-2x-1=3 \Rightarrow x = -2$.
Portanto $x=1$ ou $x=-2$.


178   

Classifique as afirmações a seguir em verdadeiras ou falsas.

  1. No conjunto dos números inteiros existe um elemento que é menor do que todos os outros.

  2. O número real representado por 0,37222... é um número racional.

  3. Toda raiz de uma equação algébrica do 2º grau é um número real.

  4. O quadrado de qualquer número real é um número racional.


  1. F

  2. V

  3. F

  4. F


604   

Encontre todos os números reais que satisfazem cada uma das desigualdades abaixo. Dê o intervalo solução e ilustre a solução sobre a reta real.

  1. $2\leq {\frac{2}{3x-1}}\leq {\frac{20}{3}}$

  2. ${\frac{1}{2x+3}}\leq {\frac{x-1}{3}}\leq {\frac{1}{5}}$



593   

Encontre os valores de $x$ para os quais cada o número $\sqrt{x^{2}+x+3}$ é real.



Este número será real se o valor dentro da raiz for maior ou igual a zero. Como $x^2 + x + 3$ têm raízes complexas e concavidade para cima, seu valor é sempre maior que zero. Portanto $\sqrt{x^2 + x + 3}$ é real para qualquer $x$ real.


185   

Prove que $\sqrt{3}$ é irracional.

A teoria necessária para resolver esta questão pode não ser abordada em alguns cursos de Cálculo 1. Sendo, também pertinente, às disciplinas Teoria dos Números e Análise Real I.
Para aprofundar seus conhecimentos, dentro do escopo de Cálculo 1, recomendamos a leitura do Cap. 1 de Guidorizzi, vol. 1 e /ou o Prólogo de Spivak (vide Bibliografia de Cálculo 1).


1489   

O produto de um racional diferente de zero com um irracional é racional ou irracional? Justifique.


É irracional.


587   

Mostre que $x^{2}-xy+y^{2}\geq 0$, $\forall x,y\in \mathbb{R}^+$ e que vale a  igualdade se e somente se $x=y=0$.



Note que $x^{2}-xy+y^{2}=x^2-2xy+y^2+xy=(x-y)^2+xy \geq 0$, pois $(x-y)^2 \geq 0$ e $xy \geq 0$. O único modo de ocorrer a igualdade é quando as duas parcelas forem iguais a zero, o que ocorre se, e somente se, $x=y=0$.


582   

Encontre todos os números reais que satisfazem a cada uma das desigualdades abaixo. Dê o intervalo solução e ilustre a solução sobre a reta real.

  1. $|2x+1|\leq 1$

  2. $\left| {\frac{x}{x^{2}+1}}\right| \leq 1$


590   

Encontre os valores de $x$ para os quais cada o número $\sqrt{{\frac{5x-2}{x^{2}-4}}}$ é real.


190   

Quatro números inteiros positivos e distintos, $m, n, p$ e $q$, satisfazem a equação $(7-m)(7-n)(7-p)(7-q)=4$.

Calcule a soma $m+n+p+q$.


A única maneira de escrevermos $4$ como produto de inteiros positivos, a menos de ordem dos fatores,  é $4=1 \cdot 1\cdot 2 \cdot 2$. Assim, uma possibilidade é $m=n=6, p=q=5$. Há várias outras possibilidades, mas que não alterarão a soma $m+n+p+q=22$. De fato, se mudássemos os valores de $m,n,p$ e $q$, eles continuaríam sendo $1,1,2$ e $2$ em alguma ordem e a soma não mudaria, já que a adição é comutativa e associativa.


602   

Encontre os intervalos da reta real nos quais vale a desigualdade $\left| \frac{2x-3}{x+1}\right| \leq \frac{1}{2}.$


1464   

A Lei de Ohm para circuitos elétricos, afirma  que a queda de tensão em um resistor $R$ sob corrente $I$ é $V=RI$. Uma empresa recebeu pedidos de fornecimento de resistores para um circuito como o da figura a seguir. Neste circuito, $V=120V$ e, para atender as especificações de segurança e de funcionamento desejado do circuito, a corrente deve ser $I=5\pm0,1A$. Em que intervalo $R$ deve ficar para que $I$ esteja dentro da margem de segurança?

fig_intervalo_1.reduzida.png



Pela Lei de Ohm, conseguimos escrever que $I=\frac{V}{R}$. Para $V=120V$ fixo, a corrente depende portanto apenas do valor da resistência, sendo inversamente proporcional a esta. 

A corrente deve estar no intervalo $4,9 \leq I \ leq 5,1$. Temos que $R_{max}=\frac{120}{I_{min}}\approx 24,49$ e $R_{min}=\frac{120}{I_{max}}\approx 23,53 \Omega$.

Portanto, $23,53 \leq R \leq 24,49$.


1178   

Mostre que:

  1. $x\neq y\Longrightarrow x^{2}+2xy<2x^{2}+2y^{2}$.
  2. $|x|<x^{2}+1,\forall x \in \mathbb{R}$.



1487   

Sejam $a<b$ dois reais e $p \in \left]a,b \right[$. Determine $r>0$ de modo que $\left]p-r,p+r \right[ \subset \left]a,b \right[$.


614   

Esboce o gráfico da função abaixo e resolva a inequação:

 $f\left( x\right) =\left\vert x-2\right\vert +\left\vert x-1\right\vert >1$.


608   

Use a desigualdade triangular $\left| a+b\right| \leq \left| a\right|+\left| b\right| $\emph{ }para mostrar que $\left| x-y\right| \geq \left|x\right| -\left| y\right| $ para todo $x,y\in \mathbb{R}$. Em particular, conclua que $\left| x-y^{2}\right| \geq \left| x\right| -y^{2}.$


908   

Resolva a equação $|2x+1|=3$.




Temos dois casos: $2x+1=3$ ou $2x+1=-3$. Resolvendo cada uma dessas equações de primeiro grau obtemos $x=1$ e $x=-2$.


885   

Mostre que a equação $|ax-b|=r$, com $r\geq 0$ e $a\neq 0$, tem como soluções os elementos do conjunto $\left\lbrace \frac{b+r}{a},\frac{b-r} {a}\right\rbrace$.




Temos duas possibilidades: $ax-b=r$ ou $ax-b=-r$. Da primeira equação obtemos $x=\dfrac{b+r}{a}$ e da segunda$x=\dfrac{b-r}{a}$. 


893   

Enuncie e prove a desigualdade triangular envolvendo números reais.



188   

Encontre a fração geratriz das dízimas seguintes:

  1. 2,001111...     
  2. 2,1010101010...   
  3. 1,23333333...



  1. $\begin{array}{rcl} 2,001111... &=& 2 + 0,00111... \\ &=& 2 + \dfrac{0,111...}{100} \\ &=& 2 +   \dfrac{1}{100} \dfrac{1}{9} \\&=& 2 + \dfrac{1}{900} \\  &=& \dfrac{1800+1}{900} \\  &=& \dfrac{1801}{900}. \end{array} $
  2. $\begin{array}{rcl} 2,101010... &=& 2 + 0,101010... \\ &=& 2 + \dfrac{10}{99} \\ &=& \dfrac{198+10}{99} \\  &=& \dfrac{208}{99}. \end{array} $
  3. $\begin{array}{rcl} 1,2333... &=& 1,2 + 0,0333... \\ &=& \dfrac{12}{10} + \dfrac{1}{10}\dfrac{3}{9} \\ &=& \dfrac{12}{10} + \dfrac{3}{90} \\&=& \dfrac{108+3}{90} \\  &=& \dfrac{111}{90}. \end{array} $


1462   

Nos primórdios da geração comercial de eletricidade, havia uma disputa bastante acirrada entre duas formas de se distribuir energia elétrica: A disputa entre corrente alternada e corrente contínua. A corrente alternada provou-se mais eficiente para transmissão a longas distâncias, principalmente pela facilidade com que é possível elevar os níveis de tensão (e, portanto, para uma mesma potência transmitida, diminuir a corrente e consequentemente os diâmetros dos fios utilizados na transmissão, implicando em significativa economia).

  Com o advento da eletrônica, na segunda metade do século XX, a corrente contínua reconquistou um papel fundamental no dia a dia da sociedade contemporânea, dado que circuitos eletrônicos são alimentados com corrente contínua. A conversão de corrente alternada é feita a partir de dispositivos chamados retificadores. Infelizmente, o funcionamento destes dispositivos foge do escopo desta disciplina.

As figuras abaixo representam uma corrente $i(t)$ antes e depois de um circuito:

fig_valor_absoluto_1_1.png

fig_valor_absoluto_1_2.png

Responda:

  1. Dado que a função original seja $i_0(t)= \sin(2\pi\ 60\ t)$, qual a relação entre o seu período $T_0$ e o período da corrente retificada $i_1(t)$?
  2. Quais operações sobre a função $i_0(t)$ você realizaria para obter $i_1(t)$?
  3. Qual o valor médio, em um período, de $i_0(t)$? Qual seria sua estimativa para o valor médio de $i_1(t)$?



180   

Seja $n$ um número natural dado por $n= 2000 \cdot x$. Determine um possível valor para $x$ que torna $n$ um quadrado perfeito.



Sabemos que quando decompomos um quadrado perfeito em fatores primos, os expoentes dos números primos na decomposição são necessariamente múltiplos de $2$. Ora, decompondo $2000$ obtemos $2000=2^4 \cdot 5^3$. Se multiplicarmos $2000$ por $5$ obteremos $10000=2^4 \cdot 5^4$, que é um quadrado perfeito, a saber $100^2$. Neste caso tomamos $x=5$, mas há infinitas outras possibilidades!


596   

Mostre que $x\neq y\Longrightarrow x^{2}+2xy<2x^{2}+2y^{2}$.



Note que $(x-y)^2+y^2>0$ sempre que $x\neq y$. Daí, $x^2-2xy+y^2+y^2>0$, que é equivalente a $2x^2+2y^2-x^2-2xy>0$, que, por sua vez, é equivalente a x^{2}+2xy<2x^{2}+2y^{2}$.


192   

Classifique as afirmações em verdadeiras ou falsas.

  1. A soma de dois números racionais é sempre um número racional.

  2. A soma de dois números irracionais é sempre um número irracional.

  3. A soma de um número racional com um número irracional é sempre um número irracional.


  1. V

  2. F

  3. V


890   

Dadas $a$ e $b$ constantes reais não nulas, esboce um gráfico da família de funções $f(x)=min\{|x-a|,|x-b|\}$.



1488   

Prove que a soma de um racional com um irracional é um irracional.


177   

Considere o número inteiro $P = 100 \cdot 101 \cdot 102 \cdot \ldots \cdot 200$, produto de $101$ números inteiros sucessivos. Ao escrever-se $P$ como um produto de fatores primos, qual o número de vezes que o fator $7$ aparece?


612   

Esboce o gráfico da função abaixo e resolva a inequação:

$f\left( x\right) =\left( 2x-3\right) \left( x^{2}+1\right) <0$.


613   

Esboce o gráfico da função abaixo e resolva a inequação:

$f\left( x\right) =\dfrac{\left( x-3\right) }{x^{2}+1}<0$.


892   

Resolva a equação modular $||x-2|-|x-1|+1| =2$.



615   

Esboce o gráfico da função abaixo e resolva a inequação:

 $f\left( x\right) =\left\vert x-1\right\vert -\left\vert x+2\right\vert >x$.


889   

Dados dois números reais distintos $a$ e $b$, podemos definir uma função $f(x)$ que chamaremos "distância ao conjunto $\left\lbrace a,b \right\rbrace$" da seguinte forma: $f(x)$ é igual ao menor dos números $|x-a|$ ou $|x-b|$. Se $a=-b=1$, construa o gráfico de $f(x)$.



595   

Resolva a equação $\left| {\frac{3x+8}{2x-3}}\right| =4$.



Temos duas possibilidades: $\frac{3x+8}{2x-3}=4$ ou $\frac{3x+8}{2x-3}=-4$. Da primeira equação obtemos $3x+8=8x-12$, i. e., $x=4$. Da segunda equação obtemos $3x+8=-8x+12$, que fornece $x=4/11$.


175   

Calcule o valor de $\frac{2}{0,666 \ldots}$.



$$\begin{array}{rcl} \dfrac{2}{0.666 \ldots} &=& \dfrac{2}{\dfrac{6}{9}} \\ &=& 2 \dfrac{9}{6} \\ &=& \dfrac{9}{3} \\ &=& 3. \end{array}$$


915   

Determine o conjunto de todos os números reais para os quais a expressão $\sqrt{x}{1-x^2}$ está definida.


583   

Encontre todos os números reais que satisfazem a cada uma das desigualdades abaixo. Dê o intervalo solução e ilustre a solução sobre a reta real.

  1. ${\frac{|x-3|}{|x+7|}}>0$

  2. $|x+4|\geq |x+1|$


174   

Três números naturais e múltiplos consecutivos de 5 são tais que o triplo do menor é igual ao dobro do maior. Dentre esses números, qual o maior?



Note que todo múltiplo de $5$ pode ser escrito na forma $5n$, onde $n$ é algum número natural. Com essa ideia, podemos representar três múltiplos consecutivos de $5$ por: $5(n-1)$, $5n$ e $5(n+1)$. Como o triplo do menor é igual ao dobro do maior obtemos a equação $15(n-1)=10(n+1)$. Resolvendo essa equação encontramos $n=5$ e o maior número dentre os três é $5 \cdot 6=30$.


896   

Esboce o gráfico da função $f(x)=|(x-1)^2-3|$.



589   

Se $0<x<y$ prove que $\sqrt[3]{y-x}>\sqrt[3]{y}-\sqrt[3]{x}$.


1177   

Se $0<x<y$ prove que $\sqrt[3]{y-x}>\sqrt[3]{y}-\sqrt[3]{x}$.


909   

Resolva a inequação $|ax-b|<r$ na variável x, com $r>0$ e $a\neq 0$.




Se $ax-b\geq0$: $|ax-b| = ax-b$, logo $ax-b<r \Rightarrow x < \dfrac{b+r}{a}$.
Se $ax-b<0$: $|ax-b| = -(ax-b)$, logo $-ax+b<r \Rightarrow x > \dfrac{b-r}{a}$.
Portanto $x<\dfrac{b+r}{a}$ ou $x>\dfrac{b-r}{a}$.


592   

Encontre os valores de $x$ para os quais cada o número $\sqrt{7x+9}$ é real.



Este número será real se o valor dentro da raiz for maior ou igual a zero.
$\begin{array}{rcl} 7x+9 &\geq& 0 \\ 7x &\geq& -9 \\ x &\geq& -\dfrac{9}{7}. \end{array}$
Portanto o conjunto dos valores de $x$ tais que $\sqrt{7x+9}$ é real é $\{x \in \mathbb{R} ; x \geq -9/7\}$.


1463   

Prove que $|x+y|=|x|+|y| \Leftrightarrow xy \geq 0$.


588   

Se $a$ é racional e $b$ é irracional então podemos afirmar alguma coisa sobre $a+b$ em termos de racionalidade ou irracionalidade?


Podemos afirmar que $a+b$ sempre será irracional.


199   

Mostre que qualquer intervalo de $R$ contém algum número irracional.


A teoria necessária para resolver esta questão pode não ser abordada em alguns cursos de Cálculo 1. Sendo, também pertinente, às disciplinas Teoria dos Números e Análise Real I.

Para aprofundar seus conhecimentos, dentro do escopo de Cálculo 1, recomendamos a leitura do Cap. 1 de Guidorizzi, vol. 1 e /ou o Prólogo de Spivak (vide Bibliografia de Cálculo 1).


897   

Esboce o gráfico da função $f(x)=|x^3+3x^2+3x-2|$.



903   

Resolva a equação $\sqrt{9x+4} + \sqrt{3x-4} = 2 \sqrt{3x}$.


914   

Qual a solução geral da dupla desigualdade $-2<x^2-3<\frac{1}{5}$?