LISTA DE DISCIPLINAS

Exercícios

Funções de várias variáveis reais

Selecione os exercícios por

Dificuldade

Categoria

Outros

Os botões acima permitem selecionar que tipos de exercício você deseja ver na lista.
Para retirar alguma categoria da lista, clique sobre o botão para toná-lo inativo. Para adicioná-la, clique novamente no botão.


2521   

Esboce o gráfico da função $f(x,y)=\sqrt{x^{2}+y^{2}}$. Em geral, se $g$ é uma função de uma variável, como saber o gráfico de $f(x,y)=g(\sqrt{x^{2}+y^{2}})$ a partir do gráfico de $g$?


O gráfico de $f(x,y) = g(\sqrt{x^{2} + y^{2}})$ pode ser obtido rotacionando o gráfico de $g$ no plano $xz$ ao redor do eixo $z.$

ma211-list2-ex22_sol_a.png


2528   

Represente graficamente o domínio da função $z=f(x,y)$ dada por $x+y-1+z^{2}=0$, $z\geq 0$.


$\left\lbrace (x,y); x + y \leq 1 \right\rbrace$

ma211-list2-ex25_sol_a.png


2583   

  1. Defina continuidade de uma função de duas variáveis $f(x,y)$ em um ponto $(x_0, y_0)$ de seu domínio.

  2. Dada a função

    $$f(x,y) = \begin{cases} \dfrac{x^2\sqrt{y}}{x^2 + y^2}, & \quad \text{se } (x,y) \neq (0,0), \\L, & \quad \text{se } (x,y) = (0,0),\end{cases}$$

    é possível encontrar $L$ de maneira que $f$ seja contínua em $(0,0)$?


  1. $f(x,y)$ é contínua em $(x_{0},y_{0}) \in D_{f}$ se

    $$\lim_{(x,y) \to (x_{0},y_{0})} f(x,y) = f(x_{0},y_{0}).$$

  2. $L = 0.$


2520   

Dada a expressão $g(x,y)=2-f(x,y)$, escreva como o gráfico de $g$ é obtido a partir do gráfico de $f.$


Gráfico de $f$ refletido sobre o plano $xy$ e deslocado para cima por duas unidades.


2499   

Dada a função $f(x,y)=\ln (x^{2}+y^{2})$.

  1. Encontre o domínio da função.

  2. Encontre a imagem da função.

  3. Descreva as curvas de nível da função.


  1. $D_{f} = \left\lbrace (x,y);\; (x,y) \neq (0,0) \right\rbrace$.

  2. $Im(f) = \mathbb{R}.$

  3. As curvas de nível são os círculos $x^{2} + y^{2} = C$ com $C > 0.$


2494   

Dada a função $f(x,y)=x^{2}-y^{2}$.

  1. Encontre o domínio da função.

  2. Encontre a imagem da função.

  3. Descreva as curvas de nível da função.


  1. $D_{f} = \mathbb{R}^{2}.$

  2. $Im(f) = \mathbb{R}.$

  3. As curvas de nível são as hipérboles $x^{2} - y^{2} = C$ com foco no eixo $x$ se $C > 0;$ com foco no eixo $y$ se $C < 0$ e as retas $y = \pm x$ se $C = 0.$


2529   

Represente graficamente o domínio da função $z=f(x,y)$ dada por $f(x,y)=\dfrac{x-y}{\sqrt{1-x^{2}-y^{2}}}$.


$\left\lbrace (x,y); x^{2} + y^{2} < 1 \right\rbrace$

ma211-list2-ex25_sol_b.png


3074   

Mostre (verifique) que o domínio da função $f(x,y)=\ln(x^2-y)$ consiste em todos os pontos abaixo da curva $y<x^2$.


A função $(x,y)\longmapsto\ln(x^2-y)$ só está definida para \( 0<x^2-y \), ou seja, $y<x^2$. Assim, primeiro esboçamos a parábola $y=x^2$ (como uma curva tracejada, por exemplo). A região $y<x^2$ consiste em todos os pontos abaixo dessa curva.


2570   

Calcule $\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)} \dfrac{x^2}{\sqrt{x^2 + y^2}}$, caso exista.


$0.$


2551   

Se $f(x_0,y_0) = 3$, o que podemos dizer sobre

$$\displaystyle \lim_{(x,y) \to (x_0,y_0)}f(x,y)$$

se $f$ for contínua em $(x_0,y_0)$? E se $f$ não for contínua em $(x_0,y_0)$? Justifique sua resposta.


Se $f$ for contínua em $(x_{0},y_{0}),$ então o limite é igual a $f(x_{0},y_{0}) = 3.$ Se não for contínua em $(x_{0},y_{0}),$ então o limite pode ter qualquer valor diferente de $3.$


2571   

Calcule $\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)} \dfrac{xy}{x^2 + y^2}$, caso exista.


Não existe.


2457   

Considere a função

$$f(x,y)=\sqrt{x+y^{2}-3}$$

  1. Faça um esboço das curvas de nível de $f$ nos níveis $c=0$, $c=1$ e $c=3.$
  2. Quantas curvas de nível de $f$ passam pelo ponto $(3,-1)$?


  1. As curvas de níveis de $f$ são

    $$\sqrt{x+y^{2}-3}=c\,\,\,\,\mbox{ou}\,\,\,\,x+y^{2}-3=c^2\,\,\,\,\mbox{ou}\,\,\,\,x=3+c^2-y^{2},$$

    ou seja, uma família de parábolas com concavidade para a esquerda. As três curvas de níveis pedidas, obtidas considerando respectivamente $c=0$, $c=1$ e $c=3$, são

    $x=3-y^{2}$, $x=4-y^{2}$ e $x=12-y^{2}.$ Elas estão apresentadas na figura abaixo.

    ma211-list2-ex2.png

  2. Pelo ponto $(3,-1)$ passa uma única curva de nível, isto é, $f(x,y)=1.$ Pois caso contrário o ponto $(3,-1)$ teria duas alturas diferentes, o que é impossível.


2563   

Determine o maior conjunto no qual a função $G(x,y) = \ln{(x^2 + y^2 - 4)}$ é contínua.


$\left\lbrace (x,y);\;x^{2} + y^{2} > 4 \right\rbrace.$


2558   

Determine o limite, se existir, ou mostre que o limite não existe.

$\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)} \dfrac{x^2ye^y}{x^4 + 4y^2}$.

Não existe.


Não existe.


2531   

Represente graficamente o domínio da função $z=f(x,y)$ dada por $z=\ln(2x^{2}+y^{2}-1)$.


$\left\lbrace (x,y); 2x^{2} + y^{2} > 1 \right\rbrace$

ma211-list2-ex25_sol_d.png


2379   

Determine a equação da reta tangente à curva $\gamma$ no ponto $\gamma(t_0) = (2,5)$ sabendo-se que $\gamma'(t) \neq \bf{0}$ e que sua imagem está contida na curva de nível $xy = 10$. Qual a equação da reta normal a $\gamma$, neste ponto?


 Reta tangente: $(x,y) = (2,5) + \lambda (-2,5),$ $\lambda \in \mathbb{R},$
Reta normal: $(x,y) = (2,5) + \lambda (5,2),$ $\lambda \in \mathbb{R}.$


2576   

Seja $f(x,y) = \dfrac{2xy^2}{x^2 + y^4}$.

  1. Considere a reta $\gamma(t) = (at, bt)$, com $a^2 + b^2 > 0$; mostre que, quaisquer que sejam $a$ e $b$,

    $$\displaystyle \lim_{t \to 0} f(\gamma(t)) = 0.$$

    Tente visualizar este resultado através das curvas de nível de $f$.

  2. Calcule $\displaystyle \lim_{t \to 0} f(\delta(t))$, onde $\delta(t) = (t^2,t).$ (Antes de calcular o limite, tente prever o resultado olhando para as curvas de nível de $f$.)

  3. $\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)}\dfrac{2xy^2}{x^2 + y^4}$ existe? Por quê?


  1. Demonstração.

  2. $1.$

  3. Não existe.


2488   

Esboce o gráfico da função $f(x,y)=y^{2}+1$.


$z = y^{2} + 1$

ma211-list2-ex11_sol_e.png


2577   

Determine se a função

$$f(x,y) = \begin{cases}e^{\left( \dfrac{1}{x^2 + y^2 - 1} \right)}, & \quad \text{se } x^2 + y^2 < 1, \\0, & \quad \text{se } x^2 + y^2 \geq 1.\end{cases}$$

é contínua em $\displaystyle{\left( \frac{\sqrt{2}}{2}, \frac{\sqrt{2}}{2} \right)}$. Justifique sua resposta.


$0.$


2553   

Determine o limite, se existir, ou mostre que o limite não existe.

$\displaystyle \lim_{(x,y) \to  (5,-2)}(x^5 + 4x^3y - 5xy^2)$.


$2025.$


2572   

Calcule $\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)} \dfrac{xy(x - y)}{x^4 + y^4}$, caso exista.


Não existe.


2490   

Faça uma correspondência entre a função e seu gráfico (indicado por I-VI). Dê razões para sua escolha.

  1. $f(x,y)=|x|+|y|$.

  2. $f(x,y)=\dfrac{1}{1+x^{2}+y^{2}}$.

  3. $f(x,y)=(x-y)^{2}$.

  4. $f(x,y)=|xy|$.

  5. $f(x,y)=(x^{2}-y^{2})^{2}$.

  6. $f(x,y)=\sin(|x|+|y|)$.

ma211-list2-ex12.png


2524   

Esboce o gráfico da função $f(x,y)=\sin(\sqrt{x^{2}+y^{2}})$ .Em geral, se $g$ é uma função de uma variável, como saber o gráfico de $f(x,y)=g(\sqrt{x^{2}+y^{2}})$ a partir do gráfico de $g$?


O gráfico de $f(x,y) = g(\sqrt{x^{2} + y^{2}})$ pode ser obtido rotacionando o gráfico de $g$ no plano $xz$ ao redor do eixo $z.$

ma211-list2-ex22_sol_d.png


2491   

Dada a função $f(x,y)=y-x$.

  1. Encontre o domínio da função.

  2. Encontre a imagem da função.

  3. Descreva as curvas de nível da função.


  1. $D_{f} = \mathbb{R}^{2}$.

  2. $Im(f) = \mathbb{R}.$

  3. As curvas de nível são as retas $y - x = C.$


2575   

Calcule $\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)} \dfrac{xy^2}{x^2 - y^2}$, caso exista.


Não existe.


2516   

Encontre uma equação para a superfície de nível da função $f(x,y)=\ln (x^{2}+y^{2}+z^{2})$ que passa pelo ponto $(-1,2,1)$.


$x^{2} + y + z^{2} = 6.$


2514   

Faça uma correspondência entre a função: (i) e seu gráfico; (ii) e seus mapas de contorno. Justifique sua escolha.

  1. $z=\sin(xy)$

  2. $z=\sin(x-y)$

  3. $z=(1-x^{2})(1-y^{2})$

  4. $z=e^{x} \; \cos{y}$

  5. $z=\sin{x}-\sin{y}$

  6. $z=\dfrac{x-y}{1+x^{2}+y^{2}}$

ma211-list2-ex19_1.png

ma211-list2-ex19_2.png


2495   

Dada a função $f(x,y)=\dfrac{y}{x^{2}}$.

  1. Encontre o domínio da função.

  2. Encontre a imagem da função.

  3. Descreva as curvas de nível da função.


  1. $D_{f} = \left\lbrace (x,y);\; (x,y) \neq (0,y) \right\rbrace$.

  2. $Im(f) =\mathbb{R}.$

  3. As curvas de nível são as parábolas $y = C x^{2}$ sem a origem se $C \neq 0$ e o eixo $x$ se $C \neq 0.$


2526   

Seja $f(x,y)=3x+2y.$ Calcule:

  1. $f(1,-1)$;

  2. $f(a,x)$;

  3. $\dfrac{f(x+h,y)-f(x,y)}{h}$;

  4. $\dfrac{f(x,y+k)-f(x,y)}{k}$.


  1. $1.$

  2. $3a + 2x.$

  3. $3.$

  4. $2.$


2530   

Represente graficamente o domínio da função $z=f(x,y)$ dada por $z=\sqrt{y-x^{2}}+\sqrt{2x-y}$.


$\left\lbrace (x,y); x^{2} \leq y \leq 2x \right\rbrace$

ma211-list2-ex25_sol_c.png


2555   

Determine o limite, se existir, ou mostre que o limite não existe.

$\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)} \dfrac{y^4}{x^4 + 3y^4}$.


Não existe.


3077   

Determine \(\displaystyle \lim_{(x,y)\to (0,0)}(x^2+y^2)\ln(x^2+y^2). \)



Usando coordenadas polares, teremos que: \[\begin{array}{lll} x=r\cos\theta, & y=r\sin\theta, & r^2=x^2+y^2. \end{array} \] Além disso, como \(r=\sqrt{x^2+y^2}\geq 0\), temos que \( r\rightarrow 0^+\) se, e somente se, \( (x,y)\rightarrow (0,0) \). Assim, segue para o limite dado que \begin{align*} \lim_{(x,y)\to (0,0)}(x^2+y^2)\ln(x^2+y^2) & = \lim_{r\to 0^+} r^2\ln r^2 \\     & = \lim_{r\to 0^+}\underbrace{\dfrac{2\ln r}{1/r^2}}_{\text{do tipo}\ \infty/\infty} \\     & \stackrel{\text{L'Hospital}}{=} \lim_{r\to 0^+} \dfrac{2/r}{-2/r^3} \\    & = \lim_{r\to 0^+} (-r^2) = 0.\end{align*}


2456   

Dada $f(x,y)=\dfrac{1}{\sqrt{16-x^{2}-y^{2}}}$.

  1. Encontre o domínio da função;

  2. Encontre a imagem da função;

  3. Descreva as curvas de nível da função.



  1. O domínio de $f$ é

    $$D=\{(x,y)|\, 16-x^{2}-y^{2}>0\}=\{(x,y)|\,x^{2}+y^{2}<16\}.$$ma211-list2-ex1.png

  2. A imagem de $f$ é

    $$\bigg\{z|\, z=\frac{1}{\sqrt{16-x^{2}-y^{2}}},\,(x,y)\in D\bigg\}.$$

    Mas,

    $$z=\frac{1}{\sqrt{16-x^{2}-y^{2}}}\geq \frac{1}{\sqrt{16}}=\frac{1}{4}.$$

    Assim, a imagem de $f$ é $\bigg\{z|\, z \geq \dfrac{1}{4}\bigg\}.$

  3. s curvas de níveis de $f$ são da forma $f(x,y)=c$, isto é,

    $$\frac{1}{\sqrt{16-x^{2}-y^{2}}}=c\Leftrightarrow \sqrt{16-x^{2}-y^{2}}=\frac{1}{c}\Leftrightarrow 16-x^{2}-y^{2}=\frac{1}{c^{2}}$$

    $$\Leftrightarrow x^{2}+y^{2}=16-\frac{1}{c^{2}}.$$

    Assim, as curvas de níveis de $f$ são circunferências com centro na origem e raio menor do que $4.$


3080   

Mostre que os limites não existem, considerando que \((x,y)\rightarrow (0,0) \) ao longo dos eixos coordenados.

  1.  \[ \lim_{(x,y)\to(0,0)}\dfrac{x-y}{x^2+y^2} \]

  2.  \[ \lim_{(x,y)\to(0,0)}\dfrac{\cos(xy)}{x^2+y^2} \]


2574   

Calcule $\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)} \dfrac{xy}{y - x^3}$, caso exista.


Não existe.


2487   

Esboce o gráfico da função $f(x,y)=\cos{x}$.


$z = \cos(x)$

ma211-list2-ex11_sol_d.png


2559   

Determine o limite, se existir, ou mostre que o limite não existe.

$\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)} \dfrac{x^2 \ \mbox{sen}^2y}{x^2 + 2y^2}$.


$0.$


2560   

Determine o limite, se existir, ou mostre que o limite não existe.

$\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)} \dfrac{x^2 + y^2}{\sqrt{x^2 + y^2 + 1} - 1}$.


$2.$


2527   

Seja $f(x,y)=\dfrac{x-y}{x+2y}$.

  1. Determine o domínio.

  2. Calcule $f(2u+v,v-u).$


  1. $\left\lbrace (x,y);\; x \neq -2y \right\rbrace$

  2. $\frac{u}{v}.$


2568   

Calcule $\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)} x \ \sin{\dfrac{1}{x^2 + y^2}}$, caso exista.


$0.$


2523   

Esboce o gráfico da função $f(x,y)=\ln(\sqrt{x^{2}+y^{2}})$. Em geral, se $g$ é uma função de uma variável, como saber o gráfico de $f(x,y)=g(\sqrt{x^{2}+y^{2}})$ a partir do gráfico de $g$?


O gráfico de $f(x,y) = g(\sqrt{x^{2} + y^{2}})$ pode ser obtido rotacionando o gráfico de $g$ no plano $xz$ ao redor do eixo $z.$

ma211-list2-ex22_sol_c.png


2518   

Dada a expressão $g(x,y)=2f(x,y)$, escreva como o gráfico de $g$ é obtido a partir do gráfico de $f.$


Gráfico de $f$ esticado verticalmente ao dobro.


2507   

Faça o mapa de contorno da função $f(x,y)=y-\ln{x}$ mostrando várias de suas curvas de nível.


$y = \ln(x) + C.$

ma211-list2-ex17_sol_b.png


2557   

Determine o limite, se existir, ou mostre que o limite não existe.

$\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)} \dfrac{xy}{\sqrt{x^2 + y^2}}$.


$0.$


2471   

Seja $f(x,y,z)=e^{\sqrt{z-x^{2}-y^{2}}}.$

  1. Calcule $f(2,-1,6).$

  2. Determine o domínio de $f$.

  3. Determine a imagem de $f$.


  1. $e.$

  2. $\left\lbrace (x,y,z): \;z \geq x^{2} + y^{2} \right\rbrace.$

  3. $[1,\infty).$


2569   

Calcule $\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)} \dfrac{x}{\sqrt{x^2 + y^2}}$, caso exista.


Não existe.


2519   

Dada a expressão $g(x,y)=-f(x,y)$, escreva como o gráfico de $g$ é obtido a partir do gráfico de $f.$


Gráfico de $f$ refletido sobre o plano $xy.$


2492   

Dada a função $f(x,y)=\sqrt{y-x}$.

  1. Encontre o domínio da função.

  2. Encontre a imagem da função.

  3. Descreva as curvas de nível da função.


  1. $D_{f} = \left\lbrace (x,y);\; x \leq y \right\rbrace$.

  2. $Im(f) = \left\lbrace z \in \mathbb{R};\; z \geq 0 \right\rbrace.$

  3. As curvas de nível são as retas $y - x = C,$ com $C \geq 0.$


2578   

Determine o conjunto dos pontos de continuidade da função $f(x,y) = 3x^2y^2 - 5xy + 6$. Justifique sua resposta.


$\mathbb{R}^{2}.$


2504   

Dois mapas de contorno são mostrados na figura. Um é de uma função $f$ cujo gráfico é um cone. O outro é de uma função $g$ cujo gráfico é um paraboloide. Qual é qual? Por quê?

ma211-list2-ex15.png


O da esquerda corresponde ao cone e o da direita ao paraboloide.


2459   

Verifique que, para a função de produção de Cobb-Douglas

$$P(L,K)=1,01L^{0,75}K^{0,25}$$

discutida no Exemplo 3 da Seção 14.1 do Stewart, a produção dobrará se as quantidades de trabalho e a de capital investido forem dobradas. Determine se isto também é verdade para uma função de produção genérica

$$P(L,K)=bL^{\alpha}K^{1-\alpha}.$$


Sim.


2552   

Explique por que cada função é contínua ou descontínua.

  1. A temperatura externa como função da latitude, da longitude e do tempo.

  2. A altura acima do nível do mar como função da longitude, da latitude e do tempo.

  3. O custo da tarifa do táxi como função da distância percorrida e do tempo gasto.


  1. Contínua.

  2. Descontínua.

  3. Descontínua.


2503   

Encontre uma equação para a curva de nível da função $f(x,y)=\displaystyle \int_{x}^{y}\dfrac{dt}{1+t^{2}}$ que passa pelo ponto $(-\sqrt{2},\sqrt{2})$.


$\arctan(y) - \arctan(x) = 2\arctan(\sqrt{2}).$


2476   

Determine e faça o esboço do domínio da função $\bigstar$ $f(x,y)=\dfrac{\sqrt{y-x^{2}}}{1-x^{2}}$.


$\left\lbrace (x,y);\; y \geq x^{2},\; x\neq \pm 1 \right\rbrace.$

ma211-list2-ex10_sol_d.png


2584   

Considere a função

$$f(x,y) = \begin{cases}x + y, & \quad \text{se } xy = 0, \\k, & \quad \text{caso contrário},\end{cases}$$

em que $k$ é um número real. É possível escolher $k$ de modo que $f$ seja contínua em $(0,0)$? Em caso afirmativo, qual deve ser o valor de $k$?


$k = 0.$


2458   

O índice I de temperatura-umidade (ou simplesmente humidex) é a temperatura aparente do ar quando a temperatura real é $T$ e a umidade relativa é $h$, de modo que podemos escrever $I=f(T,h)$. A tabela seguinte com valores de $I$ foi extraída de uma tabela do Environment Canada.

ma211-list2-ex5.png

  1. Qual é o valor de $f(35,60)$? Qual é o seu significado?

  2. Para que valor de $h$ temos $f(30,h)=36$?

  3. Para que valor de $T$ temos $f(T,40)=42$?

  4. Qual o significado de $I=f(20,h)$ e $I=f(40,h)$? Compare o comportamento dessas duas funções de $h.$


  1. 48, o que significa que quando a temperatura real é $35^\circ$C e a umidade relativa é $60\%,$ o humidex é $48^\circ$C.

  2. $50\%.$

  3. $35^\circ$C.

  4. $I = f(20,h)$ e $I = f(40,h)$ são funções de $h$ que fornecem os valores do humidex quando a temperatura real é $20^\circ$C e $40^\circ$C, respectivamente. Ambas as funções crescem com $h,$ porém $f(20,h)$ cresce aproximadamente a taxa constante, enquanto $f(40,h)$ cresce mais rapidamente a uma taxa crescente.


2582   

Considere a função

$$f(x,y) = \begin{cases}\dfrac{x^2 - xy}{x^2 + y^2}, & \quad \text{se } (x,y) \neq (0,0), \\0, & \quad \text{se } (x,y) = (0,0).\end{cases}$$

  1. Calcule o limite $\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)}f(x,y)$ ou mostre que esse limite não existe.

  2. Calcule o limite $\displaystyle \lim_{(x,y) \to (1,1)}f(x,y)$ ou mostre que esse limite não existe.

  3. $f$ é contínua em $(0,0)$? Justifique.

  4. $f$ é contínua em $(1,1)$? Justifique.



  1. O limite não existe.

  2. $0.$

  3. Não.

  4. Sim.


2500   

Dada a função $f(x,y)=e^{-(x^{2}+y^{2})}$.

  1. Encontre o domínio da função.

  2. Encontre a imagem da função.

  3. Descreva as curvas de nível da função.


  1. $D_{f} = \mathbb{R}^{2}$.

  2. $Im(f) = \left\lbrace z \in \mathbb{R};\; 0 < z \leq 1 \right\rbrace.$

  3. As curvas de nível são as os círculos $x^{2} + y^{2} = C$ com $C > 0$ e a origem.


2480   

Esboce o gráfico da função $f(x,y)=y$.


$z = y.$

ma211-list2-ex11_sol_b.png


2554   

Determine o limite, se existir, ou mostre que o limite não existe.

$\displaystyle \lim_{(x,y) \to (2,1)}\dfrac{4 - xy}{x^2 + 3y^2}$.


$\frac{2}{7}.$


3076   

Calcule \(\displaystyle \lim_{(x,y)\to (-1,2)} \dfrac{xy}{x^2+y^2}\).



Como a função \(\displaystyle f(x,y)=\dfrac{xy}{x^2+y^2}\) é contínua no ponto \((-1,2)\) (de acumulação), basta avaliá-la neste mesmo ponto. Ou seja, \[ \lim_{(x,y)\to (-1,2)}\dfrac{xy}{x^2+y^2} = \dfrac{(-1)2}{(-1)^2+2^2} = -\dfrac{2}{5}. \]


2508   

Faça o mapa de contorno da função $f(x,y)=ye^{x}$ mostrando várias de suas curvas de nível.


$y = Ce^{-x}.$

ma211-list2-ex17_sol_c.png


2556   

Determine o limite, se existir, ou mostre que o limite não existe.

$\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)} \dfrac{xy \ \mbox{cos} \ y}{3x^2 + y^2}$.


Não existe.



2473   

Determine e faça o esboço do domínio da função $f(x,y)=\sqrt{x+y}$.


$\left\lbrace (x,y);\; y \geq -x \right\rbrace$

ma211-list2-ex10_sol_a.png


2475   

Determine e faça o esboço do domínio da função $f(x,y)=\sqrt{1-x^{2}}-\sqrt{1-y^{2}}$.



$\left\lbrace (x,y);\; -1 \leq x \leq 1,\;-1\leq y \leq 1 \right\rbrace.$

ma211-list2-ex10_sol_c.png


2580   

Determine o conjunto dos pontos de continuidade da função $f(x,y) = \mbox{ln} \ \dfrac{x - y}{x^2 + y^2}$. Justifique sua resposta.


$\left\lbrace (x,y);\; x > y \right\rbrace.$


3075   

  1.  Esboce o gráfico da função $f(x,y)=e^{-(x^2+y^2)}$.

  2.  Descreva em palavras como o gráfico da função \(\displaystyle g(x,y)= e^{-a(x^2+y^2)}\) está relacionado com o gráfico de \(f\), sendo \(a>0\). Mostre (verifique) que o valor de \(a\) influencia na "largura" do pico presente no gráfico da função.


2501   

Encontre uma equação para a curva de nível da função $f(x,y)=16-x^{2}-y^{2}$ que passa pelo ponto $(2\sqrt{2},\sqrt{2})$.


$x^{2} + y^{2} = 10.$


2493   

Dada a função $f(x,y)=xy$.

  1. Encontre o domínio da função.

  2. Encontre a imagem da função.

  3. Descreva as curvas de nível da função.


  1. $D_{f} = \mathbb{R}^{2}$.

  2. $Im(f) = \mathbb{R}.$

  3. As curvas de nível são as hipérboles $xy = C$ quando $C \neq 0$ e os eixos $x$ e $y$ quando $C = 0.$


2479   

Esboce o gráfico da função $f(x,y)=3$.


$z = 3.$

ma211-list2-ex11_sol_a.png


2477   

Determine e faça o esboço do domínio da função $f(x,y,z)=\sqrt{1-x^{2}-y^{2}-z^{2}}$.


$\left\lbrace (x,y);\; x^{2} + y^{2} + z^{2} \leq 1 \right\rbrace.$

ma211-list2-ex10_sol_e.png


2502   

Encontre uma equação para a curva de nível da função $f(x,y)=\sqrt{x^{2}-1}$ que passa pelo ponto $(1,0)$.


$x = 1$ ou $x = -1.$


3078   

Verifique que a função \(f(x,y)=\sqrt{1-x^2-y^2}\) é contínua no disco unitário fechado \(x^2+y^2\leq 1\).



O domínio de \(f\) é o disco unitário fechado \(x^2+y^2\leq 1\). Para todo ponto \((x_0,y_0)\) na fronteira do disco, temos \[ \lim_{(x,y)\to(x_0,y_0)}\sqrt{1-x^2-y^2} = \sqrt{1-x_0^2-y_0^2} = 0.\] Como o mesmo vale também para pontos interiores ao disco, temos que \(f\) é contínua no disco fechado.


2460   

Seja $f(x,y)=x^{2}e^{3xy}$.

  1. Calcule $f(2,0).$

  2. Determine o domínio de $f$.

  3. Determine a imagem de $f$.


  1. $4.$

  2. $\mathbb{R}^{2}.$

  3. $[0,\infty).$



  1. Queremos calcular $f(2,0)$ sabendo que $f(x,y)=x^{2}e^{3xy}$. Basta substituir os valores na expressão, assim temos
    \[
    f(2,0)=2^{2}e^{3 \cdot 2 \cdot 0}=4e^{0}=4 \cdot 1=4.
    \]
  2. Por definição, o domínio da função $f$ é o conjunto dos pontos de $\mathbb{R}^{2}$ em que a função está bem definida. Em nosso caso, o domínio é o conjunto de pontos em que a função $f(x,y)=x^{2}e^{3xy}$ está bem definida. Portanto, o domínio de $f$ é $\mathbb{R}^2$.
  3. A imagem da função $f$ é o conjunto dos pontos $\{ z\in \mathbb{R} | z = f(x,y) \text{ e } (x,y)\in D\}$, onde $D$ é o domínio de $f$. Observe que $x^{2} \geq 0$ e $e^{3xy}> 0$ para todo $(x,y)\in \mathbb{R}^{2}$, logo $x^{2}e^{3xy}\geq 0$ para todo $(x,y)\in \mathbb{R}^{2}$. Por exemplo, se fixarmos $x=1$ temos que a imagem da função são os pontos da forma $e^{3y}$ com $y\in \mathbb{R}$, ou seja, é todo o intervalo $(0,\infty)$. Agora, quando colocamos $x=0$ a imagem é $0$. Portanto, a imagem de $f$ é o conjunto $[0,\infty]$.

2472   

Seja $g(x,y,z)=\ln(25-x^{2}-y^{2}-z^{2}).$

  1. Calcule $g(2,-2,4).$

  2. Determine o domínio de $g$.

  3. Determine a imagem de $g$.


  1. $0.$

  2. $\left\lbrace (x,y,z): x^{2} + y^{2} + z^{2} < 25 \right\rbrace.$

  3. $(-\infty, \ln(25)].$


2506   

Faça o mapa de contorno da função $f(x,y)=(y-2x)^{2}$  mostrando várias de suas curvas de nível.


$y=2x\pm \sqrt{C}, C \geq0.$

ma211-list2-ex17_sol_a.png


2573   

Calcule $\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)} \dfrac{x + y}{x - y}$, caso exista.


Não existe.


2515   

Encontre uma equação para a superfície de nível da função $f(x,y,z)=\sqrt{x-y}-\ln z$ que passa pelo ponto $(3,-1,1)$.


$\sqrt{x - y} - \ln(z) = 2.$


2561   

Determine $h(x,y) = g(f(x,y))$ e o conjunto no qual $h$ é contínua, em que

$$g(t) = t^2 + \sqrt{t}, \ \ \ f(x,y) = 2x + 3y - 6.$$


$h(x,y) = (2x+3y-6)^{2} + \sqrt{2x + 3y - 6}$ é contínua em $\left\lbrace (x,y);\; y \geq -\frac{2x}{3} + 2 \right\rbrace.$   


2513   

Uma placa fina de metal, localizada no plano $xy$, tem temperatura $T(x,y)$ no ponto $(x,y)$. As curvas de nível de $T$ são chamadas isotérmicas porque todos os pontos em uma isotérmica têm a mesma temperatura. Faça o esboço de algumas isotérmicas se a função temperatura for dada por

$$T(x,y)=\dfrac{100}{1+x^{2}+2y^{2}}.$$


As isotérmicas são dadas pela família de elipses: $x^{2} + 2y^{2} = \frac{100}{C} - 1,$ com $0 < C \leq 100.$

ma211-list2-ex18_sol.png


2567   

Sabendo que $\left|\sin\frac{1}{x}\right| \leq 1$, podemos dizer algo sobre

$$\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)}y\sin\dfrac{1}{x}?$$

Justifique sua resposta.


$\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)} y\sin\left(\frac{1}{x} \right) = 0.$


2486   

Esboce o gráfico da função $f(x,y)=10-4x-5y$.


$z = 10 - 4x - 5y.$

ma211-list2-ex11_sol_c.png


2517   

Dada a expressão $g(x,y)=f(x,y)+2$, escreva como o gráfico de $g$ é obtido a partir do gráfico de $f.$


Gráfico de $f$ deslocado para cima por duas unidades.


2378   

É dada uma curva $\gamma$ que passa pelo ponto $\gamma(t_0) = (1,3)$ e cuja imagem está contida na curva de nível $x^2 + y^2 = 10$. Suponha $\gamma'(t_0) \neq \bf{0}$.

  1.  Determine a equação da reta tangente a $\gamma$ no ponto $(1,3)$.
  2.  Determine uma curva $\gamma(t)$ satisfazendo as condições acima.


  1. $(x,y) = (1,3) + \lambda (-6,2),$ $\lambda \in \mathbb{R}.$
  2. $\gamma(t) = (\sqrt{10} \cos(t), \sqrt{10} \sin(t)).$


2579   

Determine o conjunto dos pontos de continuidade da função $f(x,y) = \sqrt{6 - 2x^2 - 3y^2}$. Justifique sua resposta.


$\left\lbrace (x,y);\; 2x^{2} + 3y^{2} \leq 6 \right\rbrace.$


2564   

Determine o maior conjunto no qual a função $f(x,y) = \begin{cases}\dfrac{x^2y^3}{2x^2 + y^2}, & \quad \text{se } (x,y) \neq (0,0), \\1, & \quad \text{se } (x,y) = (0,0) \end{cases}$ é contínua.


$\left\lbrace (x,y);\; (x,y) \neq (0,0) \right\rbrace.$


2505   

Faça um esboço do diagrama de contorno da função cujo gráfico é mostrado.

ma211-list2-ex16.png


$y = 2x \pm \sqrt{C},$ $C \geq 0.$

ma211-list2-ex16_sol.png


2565   

Determine o maior conjunto no qual a função $f(x,y) = \begin{cases}\dfrac{xy}{x^2 + xy + y^2}, & \quad \text{se } (x,y) \neq (0,0), \\0, & \quad \text{se } (x,y) = (0,0)\end{cases}$ é contínua.


$\left\lbrace (x,y);\; (x,y) \neq (0,0) \right\rbrace.$


2522   

Esboce o gráfico da função $f(x,y)=e^{\sqrt{x^{2}+y^{2}}}$. Em geral, se $g$ é uma função de uma variável, como saber o gráfico de $f(x,y)=g(\sqrt{x^{2}+y^{2}})$ a partir do gráfico de $g$?


O gráfico de $f(x,y) = g(\sqrt{x^{2} + y^{2}})$ pode ser obtido rotacionando o gráfico de $g$ no plano $xz$ ao redor do eixo $z.$

ma211-list2-ex22_sol_b.png


2566   

Utilize coordenadas polares $x=r\cos \theta$ e $y=r\sin \theta$, com $r \geq 0$ e $0 \leq \theta < 2 \pi$, e o teorema do confronto para calcular o limite

$$\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)}\dfrac{x^3 + y^3}{x^2 + y^2}.$$

Dica: Note que, se $(r, \theta)$ são as coordenadas polares do ponto $(x,y)$, com $r \geq 0$, então $r \to 0^+$ quando $(x,y) \to (0,0)$.


$0.$


2548   

Calcule

$$\displaystyle \lim_{(x,y) \to (0,0)} \dfrac{\mbox{sen}(x^2 + y^2)}{x^2 + y^2}.$$



Considere $t=x^{2}+y^{2}$.
Assim , se $(x,y)\rightarrow (0,0)$ temos que $t \to 0.$ Portanto,

$$\lim_{(x,y) \to (0,0)} \frac{\sin(x^{2}+y^{2})}{x^{2}+y^{2}}=\lim_{t \to 0}\frac{\sin t}{t}=1.$$


2562   

Determine o maior conjunto no qual a função $F(x,y) = \dfrac{1}{x^2 - y}$ é contínua.


$\left\lbrace (x,y);\; y \neq x^{2} \right\rbrace.$


2532   

Seja $f(x,y)=e^{xy}$ uma função de duas variáveis.

  1. Determine o domínio e a imagem de $f.$

  2. Esboce as curvas de nível de $f.$


  1. $D_{f} = \mathbb{R}^{2}$ e $Im(f) = \left\lbrace z \in \mathbb{R};\; z > 0 \right\rbrace.$

  2. $xy = C.$

ma211-list2-ex26_sol.png


2581   

Determine o conjunto dos pontos de continuidade da função $f(x,y) = \dfrac{x - y}{\sqrt{1 - x^2 - y^2}}$. Justifique sua resposta.


$\left\lbrace (x,y);\; x^{2} + y^{2} < 1 \right\rbrace.$


3079   

Mostre que os limites não existem, considerando que \((x,y)\rightarrow (0,0) \) ao longo dos eixos coordenados.

  1.  \[ \lim_{(x,y)\to(0,0)}\dfrac{3}{x^2+2y^2} \]

  2.  \[ \lim_{(x,y)\to(0,0)}\dfrac{x+y}{2x^2+y^2} \]


2474   

Determine e faça o esboço do domínio da função $f(x,y)=\ln(9-x^{2}-9y^{2})$.


$\left\lbrace (x,y);\; \frac{x^{2}}{9} + y^{2} < 1 \right\rbrace.$


ma211-list2-ex10_sol_b.png


2549   

$f(x,y) = \begin{cases}\dfrac{xy^2}{x^2 + y^2}, & \quad \text{se } (x,y) \neq (0,0), \\0, & \quad \text{se } (x,y) = (0,0), \end{cases}$ é contínua em (0,0)? Justifique.



Notemos que para $(x,y)\neq (0,0)$ a função $f$ é contínua, pois $xy^{2}$ e $x^{2}+y^{2}$ são funções contínuas e $x^{2}+y^{2}\neq 0.$ Agora, estudemos a continuidade da função $f$ no ponto $(0,0).$ Temos que

$$\lim_{(x,y)\to (0,0)}f(x,y)=\lim_{(x,y)\to (0,0)}\frac{xy^{2}}{x^{2}+y^{2}}=\lim_{(x,y)\to (0,0)}x\cdot \frac{y^{2}}{x^{2}+y^{2}}.$$

Como

$$\lim_{(x,y)\to (0,0)}x=0\,\,\,\,\,\, \mbox{e}\,\,\,\,\,\, \bigg| \dfrac{y^{2}}{x^{2}+y^{2}}\bigg|\leq 1,\, \forall (x,y)\neq (0,0),$$

obtemos que

$$\lim_{(x,y)\to (0,0)}f(x,y)=0.$$

Assim,

$$\lim_{(x,y)\to (0,0)}f(x,y)=0=f(0,0).$$

Portanto, $f$ é contínua em $(0,0).$


2489   

Esboce o gráfico da função $f(x,y)=\sqrt{x^{2}+y^{2}}$.


$z = \sqrt{x^{2} + y^{2}}$

ma211-list2-ex11_sol_f.png


2478   

Determine e faça o esboço do domínio da função $f(x,y,z)=\ln(16-4x^{2}-4y^{2}-z^{2})$.


$\left\lbrace (x,y);\; \frac{x^{2}}{4} + \frac{y^{2}}{4} + \frac{z^{2}}{16} < 1\right\rbrace.$

ma211-list2-ex10_sol_f.png


2550   

Suponha que $\displaystyle \lim_{(x,y) \to (3,1)}f(x,y) = 6$. O que podemos dizer do valor de $f(3,1)$? E se a função $f$ for contínua?


Nada se pode afirmar. Se $f$ for contínua em $(x_{0},y_{0}),$ $f(3,1) = 6.$


2525   

Esboce o gráfico da função $f(x,y)=g(\sqrt{x^{2}+y^{2}})$. Em geral, se $g$ é uma função de uma variável, como saber o gráfico de $f(x,y)=g(\sqrt{x^{2}+y^{2}})$ a partir do gráfico de $g$?


O gráfico de $f(x,y) = g(\sqrt{x^{2} + y^{2}})$ pode ser obtido rotacionando o gráfico de $g$ no plano $xz$ ao redor do eixo $z.$

ma211-list2-ex22_sol_e.png