Exercícios
Seções cônicas, classificação
Selecione os exercícios por
Dificuldade
Categoria
Outros
Os botões acima permitem selecionar que tipos de exercício você deseja ver na lista.
Para retirar alguma categoria da lista, clique sobre o botão para toná-lo inativo. Para adicioná-la, clique novamente no botão.
Identifique a seguinte cônica, determinando sua excentricidade, sua equação cartesiana, a equação cartesiana da diretriz e as coordenadas cartesianas do(s) foco(s) e do(s) vértice(s): $r=\frac{6}{3+sen\theta}$.
Mostre a seguinte propriedade de Reflexão da Parábola: A reta tangente em um ponto $P$ da parábola faz ângulos iguais com a reta que passa por $P$ paralela ao eixo de simetria e com a reta que passa por $P$ e o foco. (Sugestão: Escolha os eixos coordenados de tal modo que a parábola tenha a equação $x^2=4py$.
Mostre que a reta tangente em $P(x_0,y_0)$ intersecta o eixo $y$ no ponto $Q(0,-y_0)$ e que é isósceles o triângulo cujos três vértices estão em $P$, $Q$ e o foco.
Determinar a equação reduzida da hipérbole com assíntotas $3y=\pm 2x $ e vértices $(\pm 10,0).$
Determinar a equação reduzida da seguinte cônica: hipérbole com assíntotas $y=\pm x$ e um ponto da hipérbole $P=(2,7)$.
Considere a matriz diagonal $ A = diag\{a, b\},$ onde $a,b\in\mathbb{R}$, e seja $\Delta$ um triângulo com vértices $0$, $u$ e $v$, onde $u$ e $v$ são pontos na circunferência $S^1$ de equação $x^2+y^2=1$. Seja $A\Delta$ o triângulo
de vértices $0$, $A\cdot u$ e $A\cdot u$.
Mostre que os vértices $A\cdot u$ e $A\cdot v$ estão na elipse $E$ de equação $\dfrac{x^2}{a^2}+\dfrac{y^2}{b^2}=1$.
Mostre que se $S(\Delta$) for a área de $\Delta$ e $S(A\Delta$) for a área de $A\Delta$, então $S(A\Delta)=abS(\Delta)=S(\Delta)\,\det A$.
Mostre que a relação do item anterior é preservada para qualquer polígono inscrito na circunferência.
Inspirando-se no processo clássico para o cálculo da área do círculo, pense na área da região limitada pela elipse $E$ como sendo
o limite das áreas dos polígonos inscritos em $E$, quando o lado maior tende a zero. Conclua que esta área é dada por $\pi ab$.
Dadas duas retas que se cortam, seja $L_2$ a reta de maior ângulo de inclinação $\phi_2$ e e $L_1$ a reta de menor ângulo de
inclinação $\phi_1$. Definimos o ângulo entre $L_1$ e $L_2$ por $\theta=\phi_2-\phi_1$. Prove os resultados abaixo.
Se $L_1$ e $L_2$ não são perpendiculares, então $$ \tan\theta = \dfrac{m_2-m_1}{1+m_1m_2},$$ onde $L_1$ e $L_2$ têm inclinações $m_1$ e $m_2$.
Propriedade de Reflexão da Elipse: uma reta tangente a uma elipse em um ponto $P$ faz ângulos iguais com as retas que unem $P$ aos focos. (Sugestão: Introduza coordenadas de tal modo que a elipse seja descrita pela equação $x^2/a^2+y^2/b^2=1$ e use o item 1.)
Propridedade de Reflexão da Hipérbole: Uma reta tangente à hipérbole em um ponto $P$ faz ângulos iguais com as retas que unem $P$ aos focos. ([)Sugestão: Introduza coordenadas de tal modo que hipérbole seja descrita pela equação $x^2/a^2-y^2/b^2=1$ e use o item 1.)
Encontre os vértices (ou vértice), os focos (ou foco) e a excentricidade da cônica descrita por $49x^2-9y^2=441$. Esboce também o gráfico.
Dado um plano qualquer com um sistema de coordenadas $xy$, encontre os vértices (ou vértice), os focos (ou foco) e a excentricidade da cônica descrita por $49x^2-9y^2=441$. Esboce o gráfico.
O que acontece com a distância entre a diretriz e o centro de uma elipse se os focos permanecerem fixados e a excentricidade tender a $0$?
A hipérbole $\ell$ tem focos $F_1$ e $F_2$ e vértices $A_1$ e $A_2$. Encontrar equações paramétricas de $\ell$ se
$F_1=(2,0)$, $F_2=(8,0)$, $A_1=(3,0)$, $A_2=(7,0)$;
$F_1=(0,0)$, $F_2=(4,8)$, $A_1=(1,2)$, $A_2=(3,6)$.
Seja $a$ o semi-eixo maior da órbita de um planeta em torno do Sol, e seja $T$ o seu período. Pelas Leis de Kepler, a órbita é elíptica com o Sol em um dos focos, e $T=a^{3/2}$. Mostre que se $T$ for medido em dias e $a$ em quilômetros, então $\displaystyle T=(365\times 10^{-9})\left(\dfrac{a}{150}\right)^{3/2}$.
Use o resultado do item anterior para encontrar o período do planeta Mercúrio, em dias, dado que o seu semi-eixo maior é $a=57,95\times 10^6$ km.
Escolha um sistema de coordenadas polares com o Sol no pólo e encontre uma equação para a órbita de Mercúrio naquele sistema de coordenadas, dado que a excentricidade da órbita é $e=0,206$.
Use um recurso gráfico computacional para gerar a órbita de Mercúrio a partir da equação obtida no item 3.
Mostre que os ramos direito e esquerdo da hipérbole $\displaystyle \dfrac{x^2}{a^2}-\dfrac{y^2}{b^2}=1$ podem ser representados parametricamente por
$$ x= a\sec t, \quad y=b\tan t, \quad(-\pi/2 < t < \pi/2) $$
$$ x= -a\sec t, \quad y=b\tan t, \quad(-\pi/2 < t < \pi/2). $$
Use um recurso gráfico para gerar ambos os ramos da hipérbole $x^2-y^2=1$ em um mesmo gráfico.
Como é afetado o formato de uma hipérbole quando sua excentricidade tende a $1$? E quando tende a $+\infty$? Esboce algumas figuras para ilustrar suas conclusões.
Encontre os vértices (ou vértice), os focos (ou foco) e a excentricidade da cônica descrita por $4x^2+9y=144$. Esboce também o gráfico.
Determinar a equação reduzida da seguinte cônica e fazer um esboço gráfico da mesma: parábola com vértice na origem e foco $F=(3,0).$
Dado um plano qualquer com um sistema de coordenadas $xy$, encontre os vértices (ou vértice), os focos (ou foco) e a excentricidade da cônica descrita por $3x^2-14y=0$. Esboce o gráfico.
Mostre que o elipsóide obtido girando uma elipse com semi-eixo maior $a$ e semi-eixo menor $b$ em torno do eixo maior tem área de superfície
$$ S= 2\pi ab\left(\dfrac{b}{a}+\dfrac{a}{c}\arcsin\dfrac{c}{a}\right), $$
onde $c=\sqrt{a^2-b^2}$.
Um homem parado num ponto $Q=(x,y)$ ouve o estampido de um rifle localizado no ponto $P_1=(1000,0)$ e o som do projétil atingindo o alvo no ponto $P_2=(-1000,0)$ ao mesmo tempo. Se o projétil viaja a $2000$ pés/s e o som a $1100$ pés/s, ache uma equação relacionando $x$ e $y$.
Encontre a equação da parábola que tem foco no ponto $F = (1,1)$ e tem reta diretriz com equação $y = -x - 2$.
Qual a distância de um ponto $(x,y)$ ao ponto $(c,0)$?
Qual a distância de um ponto $(x,y)$ ao ponto $(-c,0)$?
Use sua resposta anterior para obter a equação de uma elipse com focos $(c,0)$ e $(-c,0)$.
Simplifique sua equação o máximo possível. Isso exigirá certa manipulação algébrica mas, ao final, podemos obter uma forma simplificada para elipses deste tipo.
Quais são as intersecções desta elipse com os eixos $x$ e $y$?
Como muda a sua equação se os focos forem $(0,c)$ e $(0,-c)$?
Determinar a equação reduzida da seguinte cônica: elipse com vértices $A_1=(5,0), \, A_2=(-5,0), \, B_1=(0,2), \, B_2=(0, -2)$.
Seja $\ell$ a curva com equações paramétricas $x=a(1+t^2)/(1-t^2)$, $y=2bt/(1-t^2)$. Determine $\ell$.
A elipse $\ell$ tem focos $F_1=(1,2)$ e $F_2=(2,4)$ e vértices $A_1=(0,0)$ e $A_2=(3,6)$. Dê as equações paramétricas de $\ell$.
Encontre os vértices (ou vértice), os focos (ou foco) e a excentricidade da cônica descrita por $3x^2-14y=0$. Esboce também o gráfico.
A fim de esboçarmos uma hipérbole, precisamos indicar: centro, focos, vértices e assíntotas. Os pontos sobre a curva mais próximos do centro (sobre o eixo maior) são os vértices. Os vértices distam $a$ do centro e as assíntotas são da forma $y=\pm(\frac{a}{b}) x$ (se os focos estiverem sobre o eixo $y$) ou $y=\pm(\frac{b}{a}) x$ (se estiverem sobre o eixo $x$), onde $a^2+b^2=c^2$. A excentricidade de uma hipérbole é definida como $\frac{c}{a}$.
Esboce o gráfico de $25x^2-16y^2=400$.
Dê a equação da hipérbole com vértices $(0,\pm3)$ e excentricidade $e=5/3$.
Esboce o gráfico da curva $9x^2-y^2=-36$.
Encontre a equação da parábola que tem foco no ponto $F = (1,1)$ e tem reta diretriz com equação $y = -x - 2$.
Um próton é lançado ao longo da reta $y = \frac{1}{2} x$ em direção ao núcleo de um átomo localizado na origem. Se o próton é defletido em direção à linha $y = -\frac{1}{2} x$, ao longo de um trecho de hipérbole, dê a equação para a trajetória do próton.
Identifique a seguinte cônica, determinando sua excentricidade, sua equação cartesiana, a equação cartesiana da diretriz e as coordenadas cartesianas do(s) foco(s) e do(s) vértice(s): $r=\frac{5}{2-2cos\theta}$.
Identifique a seguinte cônica, determinando sua excentricidade, sua equação cartesiana, a equação cartesiana da diretriz e as coordenadas cartesianas do(s) foco(s) e do(s) vértice(s): $r=\frac{3}{2+4cos\theta}$.
Determinar a equação reduzida da seguinte cônica e fazer um esboço gráfico da mesma: hipérbole com focos no eixo $x$, assíntotas $y=\pm 2 x $ e o ponto $P=(5,6).$
Determinar a equação reduzida da seguinte cônica e fazer um esboço gráfico da mesma: elipse com vértices $A_1=(10,0), \, A_2=(-10,0), \, B_1=(0,6), \, B_2=(0, -6).$
Identifique a seguinte cônica, determinando sua excentricidade, sua equação cartesiana, a equação cartesiana da diretriz e as coordenadas cartesianas do(s) foco(s) e do(s) vértice(s): $r=\frac{4}{2-3cos\theta}$.
Determine a área do quadrado de lados paralelos aos eixos coordenados e inscrito na elipse com vértices $A_1=(10,0)$, $A_2=(-10,0)$, $B_1=(0,6)$, $B_2=(0, -6)$.
Mostre que o elipsóide obtido girando uma elipse com semi-eixo maior $a$ e semi-eixo menor $b$ em torno do eixo maior tem volume $\displaystyle V=\dfrac{4}{3}\pi ab^2$.
Mostre que o elipsóide obtido girando uma elipse com semi-eixo maior $a$ e semi-eixo menor $b$ em torno do eixo menor tem volume $\displaystyle V=\dfrac{4}{3}\pi a^2b$.
Mostre que o elipsóide obtido girando uma elipse com semi-eixo maior $a$ e semi-eixo menor $b$ em torno do eixo menor tem área de superfície
$$ S= 2\pi ab\left(\dfrac{a}{b}+\dfrac{b}{c}\ln\dfrac{a+c}{b}\right), $$
onde $c=\sqrt{a^2-b^2}$.
Dado um plano qualquer com um sistema de coordenadas $xy$, encontre os vértices (ou vértice), os focos (ou foco) e a excentricidade da cônica descrita por $4x^2+9y=144$. Esboce o gráfico.